Consulta Benefício INSS – Saiba Consultar pelo CPF – Extrato INSS

A consulta benefício INSS é um procedimento muito importante para todos os beneficiários da Previdência Social. Antes, essa consulta só poderia ser realizada na agência do órgão.

Hoje em dia, graças a internet, a INSS consulta benefício pode ser feita na internet e com apenas poucos cliques é possível acompanhar a situação, o saldo e outras informações relacionadas.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão criado em 1990 com o intuito de operacionalizar os direitos de todos os contribuintes da Previdência Social. Entre os principais benefícios oferecidos, podemos destacar a:

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  • Auxílio Doença
  • Pensão por Morte
  • Aposentadoria por Invalidez

No artigo de hoje ensinaremos como você poderá fazer consulta benefício INSS pelo cpf, como consultar o extrato e como se cadastrar no Meu INSS, um portal da Previdência que reúne e informações e ferramentas sobre os benefícios oferecidos pelo órgão.

Como fazer a Consulta Benefício INSS?

A forma mais prática de fazer a consulta INSS é através da internet. Mas antes de prosseguir, é necessário ter em mãos o número do seu benefício. Caso você não o tenha e não sabe identificá-lo, não se preocupe.

É possível obter essa informação rapidamente através do telefone, por meio do número 135. Esse é o telefone de atendimento do órgão e, ao informar o número do seu CPF, você receberá o número e terminando sua consulta benefício INSS pelo CPF.

Consulte também:

Com o número do INSS em mãos, a próxima coisa a ser feita é realizar a inss benefício consulta. Siga atentamente as instruções a seguir para não errar:

Consulta Benefício INSS

Passo 01: Acesse a página de consulta da situação do benefício do INSS, https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/revisao/consulta-de-beneficio-em-revisao/. Aguarde alguns segundos para que a página carregue completamente.


Passo 02: Clique na opção “Consultar Benefício” que está localizada no meio da página. Nessa nova página será necessário informar:

  • Número do Benefício;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do Beneficiário;
  • CPF.

Digite o texto que aparece na caixa de segurança e clique em “Visualizar” para prosseguir e acessar a página INSS consulta benefício.


Passo 03: Agora você terá acesso a todas as informações referentes a sua consulta INSS, incluíndo o andamento e o valor a ser recebido.


Toda vez que você quiser realizar a INSS benefício consulta, basta seguir essas dicas que você conseguirá realizar a operação sem nenhum tipo de problema.

Como consultar o Extrato de Pagamento do INSS?

Qualquer pessoa que receba algum benefício pelo INSS tem direito a acessar e realizar a consulta extrato inss pela internet. Antigamente, era necessário ir até uma unidade do órgão ou agência bancária para obter essa simples informação. Atualmente basta entrar no site do Meu INSS, realizar um rápido cadastro para ter acesso ao extrato e outras informações sobre o benefício.

Para facilitar ainda mais as coisas, a Previdência Social criou o Meu INSS, um portal interativo que permite que os beneficiários acessem uma série de ferramentas e recursos importantes. Nesse espaço, por exemplo, é possível efetuar a inss benefício consulta, realizar agendamentos/requerimentos, agendar perícias, fazer a consulta extrato inss, entre outras coisas.

E se essa é a primeira vez que você está acessando o portal, elaboramos um passo a passo com todas as etapas necessárias para você realizar a inss consulta benefício. Confira:

Consulta Benefício INSS

Passo 01: Entre no portal do Meu INSS, https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.


Passo 02: Quando a página carregar, você perceberá que no canto esquerdo há várias opções de acesso, incluindo a consulta extrato INSS.


Passo 03: Para realizar a INSS consulta benefício, você deverá clicar na opção desejada: Extrato Previdenciário (INSS) ou Extrato de Pagamento de Benefício.


Passo 04: Ao clicar na opção indicada, aparecerá uma página pedindo para você fazer o login no sistema. Clique em “Login” e espere uma janela aparecer.


Passo 05: Nesse momento será necessário informar o número de seu CPF e a senha e, depois, marcar a caixinha indicando que você não é um robô. Clique em “Entrar” para consultar.


Passo 06: Pronto, agora será possível realizar a inss consulta e visualizar todas as informações do seu benefício.


Como se cadastrar no Meu INSS?

O site Meu INSS oferece muitos benefícios e vantagens para os beneficiários da Previdência Social. O portal foi desenvolvido para desburocratizar muitos dos recursos oferecidos pelo INSS, ajudando e muito as pessoas que desejam efetuar a consulta INSS e obter informações sobre os seus benefícios. E por conta disso, é essencial que o beneficiário tenha o seu cadastro no portal.

Será necessário portal que você poderá consultar o extrato e informações do seu INSS usando o seu CPF. Além disso, é possível realizar agendamentos e ter acesso a uma grande variedade de ferramentas. Uma das principais é o agendamento de perícias, por exemplo.

Se você ainda não possui o cadastro, confira a seguir todas as dicas para o beneficiário se cadastrar no Meu INSS:

Consulta Benefício INSS

Passo 01: Entre no site do Meu INSS. Clique em “Entrar” localizado no topo direito superior da página e espere uma nova janela abrir. Agora clique em “Cadastre-se”, localizado no final da janela.


Passo 02: Nesse momento será preciso realizar o seu cadastro na plataforma Cidadão.br.


Passo 03: Insira os seguintes dados:

  • CPF
  • Data de nascimento
  • Email (opcional)
  • Celular (opcional)
  • Nome da mãe (essa opção pode ser ignorada)
  • E selecione o seu Estado de nascimento.

Depois de preencher todos os campos e marcar o captcha, clique em Próximo.


Passo 04: Agora será necessário responder 5 perguntas sobre o seguro-desemprego e o histórico previdenciário. Para isso, é importante estar com a Carteira de Trabalho e o contracheque em mãos.


Passo 05: Depois de terminar esse passo, será gerado um código de acesso que deverá ser trocada por uma senha pelo próprio beneficiário. A senha deve ser composta por, no mínimo, 9 caracteres, entre elas uma letra maiúscula e um caractere especial. Clique em próximo para prosseguir.


Passo 06: Agora será necessário permitir que o site utilize as suas informações no site Meu INSS. Clique em “Autorizo” para poder ter acesso a sua consulta INSS e a todos os recursos e informações.


Com o seu login e senha criados, você poderá realizar consultas e ter acesso a todos os serviços do portal toda vez que desejar.

Como entrar no Meu INSS?

Como você já pôde ver, o site Meu INSS adianta bastante a vida de quem recebe algum benefício da Previdência Social. Mas muita gente não sabe como entrar no Meu INSS, deixando de aproveitar todas as ferramentas e de acessar suas informações online de forma prática e rápida.

Como nesse artigo estamos dando dicas sobre os principais tópicos acerca do benefício, ensinaremos também como entrar no Meu INSS de duas maneiras distintas.

Veja como abaixo:


Pelo navegador

Consulta Benefício INSS

Passo 01: Abra uma nova aba em seu navegador e digite, na barra de navegação, o endereço eletrônico a seguir: https://meu.inss.gov.br/. Clique em ir e aguarde.

Passo 02: Se você digitou o endereço corretamente, o portal do beneficiário carregará e então você terá acesso a todos os recursos do site.


Pelo Google

Consulta Benefício INSS

Passo 01: Caso você não esteja conseguindo acessar o site com as dicas acima e efetuar sua consulta INSS, não se preocupe. Abra o Google e digite, no campo de buscas, os termos “site meu inss” e clique em pesquisar.

Passo 02: Na página de resultados, clique na primeira opção e espere o site abrir.


No site há várioas informações desenvolvidas para auxiliar os trabalhadores/beneficiários a tirarem todas as suas dúvidas em relação ao benefício recebido. Além disso, é possível saber se um benefício foi concedido, a data de pagamento, acompanhar o pedido de aposentadoria, acompanhar revisão do benefício entre outras atividades.

Além do Meu INSS, dá pra acompanhar todo o processo de seu benefício por meio do site do Dataprev.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a consultar o benefício do INSS de forma simples e rápida. Se restou alguma dúvida, deixe um comentário utilizando o formulário abaixo.

Deixe um comentário