Consulta CEP Correios – Endereço e Rua (Busca CEP) – Confira

Cada endereço possui um CEP, que também é conhecido como Código Postal. Dessa maneira, é possível realizar a consulta CEP através do site do Correios, o maior distribuidor postal do Brasil. A empresa disponibiliza duas principais ferramentas de consulta: o seu site e o aplicativo gratuito.

Esse recurso é muito importante para saber o endereço exato de um CEP, destinado a receber objetos e/ou encomendas postadas nos Correios. O que muita gente não sabe é que os números que compõe um código de endereço postal não sabem escolhidos aleatoriamente. Cada número do código postal possui um significado, cujos quais falaremos mais a seguir.

Nesse artigo você saberá de tudo sobre a consulta de cep. Traremos muitas dicas sobre como fazer a consulta, além de informações sobre o código de endereço postal dos Correios. Confira!

Como fazer a Consulta CEP ou Endereço?

Através do site dos Correios é possível obter uma série de informações sobre endereços postais de praticamente todo o território brasileiro. Se você possui o número do código postal em mãos e quer saber, dessa forma, qual endereço esse CEP corresponde, então a dica é realizar a consulta por endereço ou cep diretamente pelo site da empresa postal.

O procedimento é muito simples e leva apenas alguns segundos para ser concluído. E se essa for a primeira vez que você fará a consulta cep correios, confira a seguir um passo a passo com todas as dicas para você não errar:

Consulta CEP

Passo 01. Entre no site dos Correios digitando, em seu navegador, o endereço eletrônico: www.correios.com.br. Em poucos segundos a página abrirá e você poderá visualizar todas as informações, recursos e ferramentas disponibilizadas pela empresa.


Passo 02. No meio da tela será possível visualizar uma caixa escrita “Busca por CEP ou Endereço” e um campo abaixo. Insira o número do código ou do endereço que você deseja.

Não informe o número da casa/apartamento/lote/prédio nesse campo. Depois de digitar, clique na lupa para realizar a sua consulta.


Passo 03. Em seguida aparecerá uma lista com o endereço composto do Logradouro/nome, Bairro/distrito, Localidade/UF e o CEP.


Você poderá fazer quantas consultas desejar, bastando ter o endereço ou o número do código postal que deseja consultar em mãos.

Como fazer a Consulta CEP por Localidade?

Os Correios possuem uma página exclusiva para que as pessoas possam realizar as consultas de diversas formas diferentes. Além de poder buscar cep pelo endereço, os usuários do site também poderão realizar suas consultas por localidade. Essa alternativa é indicada para quem deseja saber o número de um CEP com as informações relacionadas ao endereço do local.

Para você que deseja fazer a busca cep pela localidade, nós trouxemos um passo a passo com todas as etapas necessárias. Saiba mais a seguir:

Consulta CEP

Passo 01. Acesse a página do Busca Cep, hospedada no site dos Correios. Clique aqui [http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/buscaCep.cfm] para acessá-la.


Passo 02. Quando a página carregar, clique em “Cep por Localidade | Logradouro”. Agora você deverá preencher os campos com as informações solicitadas. São elas: UF, Localidade, Tipo (rua, cobertura, avenida, etc), Bairro e o Número. Depois de preencher todos os campos, clique em “Buscar”.


Passo 03. Dentro de poucos instantes o sistema retornará com as informações relacionadas a sua busca. Você poderá visualizar o nome do Logradouro, Bairro, Localidade e, por fim, o número do Código Postal.


Nessa página também será possível realizar outros tipos de buscas. Entre as opções, você poderá:

  • Buscar Cep ou Endereço
  • Endereço por Cep
  • Cep ou Logradouro Por Bairro
  • Faixas de CEP
  • Caixa Postal

Escolha a que mais se enquadra as suas necessidades e siga as instruções que cada método indica.

O que é o CEP?

O CEP é a sigla para Código de Endereçamento Postal, sendo criado pelos Correios como uma forma de otimizar o encaminhamento e a entrega de correspondências, cartas e produtos por meio de seus serviços postais. Esse código é uma informação indispensável na correspondência pois nele há todas as informações relacionadas ao endereço.

Consulte também:

Por conta disso, é possível realizar as consultas no site dos Correios para saber o endereço exato de um Cep específico. Essa informação é útil para vários fins, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, como é o caso de empresas e prestadores de serviços. Em nosso país, o CEP é formado por 8 números que facilitam a identificação do endereço para a realização das entregas.

O CEP geralmente é relacionado a uma região, bairro específico, casa/apartamento/prédio do destinatário da encomenda. Para facilitar ainda mais a entrega, os Correios dividiu o território brasileiro em 10 regiões postais. Cujas quais são devidamente identificadas na numeração, geralmente representada no primeiro número da numeração.

Dessa maneira, o código de endereçamento postal serve para ajudar na triagem, no encaminhamento e distribuição de todas as encomendas e correspondências entregues pela empresa estatal. Pois, conforme mencionamos, cada número corresponde todos os detalhes de um endereço específico. Que pode ser consultado diretamente no site dos Correios.

Estrutura do CEP

A estrutura do Código de Endereçamento Postal é composto de forma padronizada, seguindo um sistema decimal. Esse sistema é composto por Região, Sub-Região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição. Para entender melhor como a estrutura do CEP é composta, confira o exemplo a seguir:

Consulta CEP

Pegamos como exemplo o número 13165-000. Nesse caso, o 1 indica a Região, o 3 a Sub-região, o 1 o Setor, o 6 o Subsetor, o 5 o Divisor de subsetor e os 000 são os identificadores de distribuição.

O Brasil foi dividido em 10 regiões para otimizar a codificação postal dos endereços brasileiros. Essa distribuição de CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do Estado de São Paulo. A seguir você poderá conferir quais estados conferem os algorismos presentes no CEP de cada região:

  • Região 0 (Sede São Paulo): Grande São Paulo
  • Região 1 (Sede Santos): São Paulo
  • Região 2 (Sede Rio de Janeiro): Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • Região 3 (Sede Belo Horizonte): Minas Gerais
  • Região 4 (Sede Salvador): Bahia e Sergipe
  • Região 5 (Sede Recife): Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte
  • Região 6 (Sede Fortaleza): Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre
  • Região 7 (Sede Brasília): Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • Região 8 (Sede Curitiba): Paraná e Santa Catarina
  • Região 9 (Sede Porto Alegre): Rio Grande do Sul

Correios Telefone

Se você possui dúvidas sobre o busca cep correios, valor do frete e outras questões sobre os serviços de entrega, então a dica é entrar em contato com a empresa por meio de seus canais de comunicação.

Nesses canais é possível obter mais informações, fazer reclamações, críticas e sugestões sobre os serviços prestados pela empresa pública. Confira a seguir a lista de telefones dos Correios:

  • 3003 0100 (Capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 725 7282 (demais localidades)
  • 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva)
  • 3003 1383 (Informações Banco Postal)

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira: das 08h às 20h. Aos sábados, o atendimento é realizado das 08h às 14h. No domingo os atendimentos não são realizados.

Através do site dos Correios é possível fazer consulta CEP por bairros e cidade com apenas alguns cliques. Dessa maneira, é possível saber se determinado endereço possui disponibilidade de entrega. Para quem está esperando entrega de encomendas ou que deseja enviar uma correspondência por Sedex, por exemplo, é muito importante saber o endereço completo do destinatário.

Por isso que realizar a busca cep correios é essencial nessas situações. E seguindo as nossas dicas você conseguirá encontrar os ceps e endereços desejados, basta ler atentamente as informações contidas nesse artigo.

Deixe um comentário