Consulta CPF Grátis – Receita Federal – Aprenda a Consulta Já

A consulta CPF pode ser realizada no site da Receita Federal, no Portal do Empreendedor (para quem é MEI) e no site do Serasa Consumidor. Esse procedimento é muito importante para saber se há pendências no documento que possam “sujar” o nome do seu portador.

Como o CPF é o documento mais importante para uma pessoa física, é muito importante consultar a sua situação cadastral para certificar-se que está tudo certo com o seu registro. Isso porque caso o seu nome esteja sujo, por exemplo, o documento poderá ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, há outros tipos de pendências e problemas relacionados ao seu CPF que podem trazer muita dor de cabeça.

Consultar CPF grátis é muito simples e não leva mais do que dois minutos para ser realizado. E no artigo de hoje nós mostraremos como você poderá realizar essa consulta de duas formas diferentes, além de trazermos informações importantes sobre esse documento. Confira!

Como fazer a Consulta CPF?

A consulta cpf receita federal pode ser realizada para diferentes objetivos. O principal deles é para visualizar a situação cadastral do documento perante a Receita Federal. Nessa consulta é possível saber se o documento está regular, suspenso, nulo, pendente de regularização ou até mesmo cancelado.

São várias as situações em que um CPF pode ser cancelado, por isso é importante consultar o documento ocasionalmente para saber o seu status. E mesmo que o status retorne como Regular ante a Receita, isso não quer dizer necessariamente que a pessoa não possui pendências em seu CPF.

Consulte também:

A seguir nós mostraremos como você poderá fazer a consulta de cpf em dois órgãos diferentes: no Serasa e na Receita Federal.

Consultando o documento na Receita Federal

Consulta CPF

Passo 01: Acesse a página para consultar CPF grátis no site da Receita Federal, https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.


Passo 02: Quando a página carregar, digite o número do CPF e a sua data de nascimento completa.


Passo 03: Depois marque a caixa de diálogo ao lado indicando que você não é um robô e clique em consultar.


Passo 04: Uma nova janela abrirá e agora você deverá digitar alguns caracteres especiais de pesquisa. Clique em Ok para prosseguir com a consulta.


Passo 05: Na nova página aparecerá o Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Nessa página será possível visualizar suas informações, a data de inscrição e a situação cadastral do seu documento.


Consultando o documento no Serasa Consumidor

Consulta CPF

Passo 01: Acesse o site do Serasa Consumidor https://www.serasaconsumidor.com.br.


Passo 02:  No campo esquerdo da tela há um espaço para você digitar os números do documento.


Passo 03: Digite os números sem pontos e traços e, depois, clique em Consultar.


Passo 04: Uma nova página abrirá e nela você deverá fazer um rápido cadastro, preenchendo todos os campos com as informações solicitadas. Crie a sua senha e aceite os termos de uso do site para realizar a sua CPF consulta.


Passo 05: Escolha se deseja confirmar o seu cadastro por e-mail ou por celular. Depois de confirmá-lo, o sistema mostrará se você possui dívidas registradas no SPC ou Serasa. Se não houver pendências, aparecerá a frase “o seu nome está limpo”.


Consulte também:

Aplicativo para Consultar CPF

Para fazer a receita federal consulta cpf há outra alternativa além do site. Os interessados poderão consultar seus documentos através do aplicativo grátis da Receita Federal, disponibilizado para telefones Android e iPhone. Além desse aplicativo, os interessados poderão realizar a consulta gratuita por meio do aplicativo do Serasa Consumidor.

Cada aplicativo possui suas funções e características, além de ambos serem gratuito. São as melhores opções de aplicativo para consultar CPF. E a seguir mostraremos como você poderá baixar o aplicativo desejado e realizar a consulta com apenas alguns toques. Confira:


Consulta CPF

Aplicativo da Receita Federal

Passo 01: Vá até a loja de aplicativos de seu celular e digite “Receite Federal CPF” no campo de busca. Clique na primeira opção e espere o aplicativo ser instalado em seu dispositivo.

Passo 02: Em seguida, abra o aplicativo e clique em “CPF”. Em seguida, clique em consulta e insira o número do CPF que deseja consultar.

Passo 03: Dentro de poucos segundos será possível obter todas as informações relacionadas a situação cadastro do documento junto a RFB.


Consulta CPF

Aplicativo Serasa Consumidor

Passo 01: Entre na loja de apps e digite “Serasa Consumidor”. Clique em baixar e espere o app ser instalado em seu smartphone.

Passo 02: Toque no ícone e insira as suas informações de acesso para consultar o seu CPF. O aplicativo fará uma análise de alguns segundos.

Passo 03: Se houver pendências em seu CPF, será mostrado quais são as dívidas atreladas a seu documento. Caso não haja, aparecerá uma mensagem dizendo que o seu nome está limpo.


O que é CPF?

O CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física e é considerado o principal documento de um cidadão brasileiro. O documento é emitido pela Receita Federal e possui 11 dígitos e só pode ser mudando mediante ordem judicial. Esse documento pertence a pessoa durante toda a sua, sendo intransferível. Mas ele pode ser cancelado em algumas situações como, por exemplo, em caso de morte.

Para emitir o CPF é necessário ir até os Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Nesses casos, será necessário pagar uma taxa de emissão no valor de R$ 7,00.

No site da Receita Federal, por outro lado, a inscrição do documento é gratuita. No entanto, a inscrição online só pode ser feita por pessoas com menos de 25 e que estejam com o título de eleitor regular.

A principal função do CPF é identificar os contribuintes do Imposto de Renda. Por isso é que crianças a partir dos 12 anos precisam emitir o documento para que estes sejam incluídos nas declarações de IR. O documento tem outras utilidades, especialmente para quem deseja prestar concursos públicos, abrir conta em banco, tirar passaporte, etc.

Por isso é muito importante realizar a consulta cpf receita para saber se está tudo certo com o seu documento. Pois, como você pôde ver, ele possui diversas utilidades e serventias.

Como tirar segunda via CPF?

Em caso de perda do documento, então será necessário tirar a 2 via do documento. Para quem não declara imposto de renda, o processo é muito simples e não leva mais do que 5 minutos para ser concluído, não havendo nenhum tipo de trabalho.

Para tirar a segunda via do CPF, siga o passo a passo a seguir:

Consulta CPF

Passo 1: Acessa a página da 2 via https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp.


Passo 2: Agora será necessário informar:

  • O número do seu CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Título de eleitor.

Depois de preencher todos os campos, clique em “Enviar”.


Passo 3: Em seguida, você poderá imprimir a segunda via do documento.


Note que o comprovante não fornecerá informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do portador do documento.

Nesse artigo você aprendeu a realizar consulta cpf no site da Receita Federal e através do portal do Serasa Consumidor. Também demos dicas sobre como realizar a consulta através dos aplicativos dessas duas instituições, de forma bem fácil e prática.

O CPF é um documento obrigatório para todas as pessoas brasileiras. Assim como o CNPJ é para as empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas é um documento muito importante, já que através dele o cidadão poderá ter acesso a uma série de serviços, como abrir contas em bancos, e participar de concursos públicos.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar.

Deixe um comentário