Consulta FGTS – Emitir Extrato FGTS, Inativo Saldo – Consultar Agora

Todo trabalhador que é empregado pelo regime CLT tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Se você se encaixa nessa categoria, então é preciso fazer a consulta FGTS para saber se há algum dinheiro para ser sacado.

A consulta serve também para saber se o seu dinheiro está sendo depositado corretamente pela empresa pela qual trabalha. Você também poderá consultar fgts inativo caso comprovar que estava com alguma doença que o impediu de fazer o saque de sua conta.

No artigo de hoje mostraremos como você poderá consultar FGTS, quem tem direito de sacar, como tirar o extrato e como funciona o saque. Você quer saber se há algum saldo para ser sacado? Então continue lendo e confira as informações a seguir.

Como fazer a Consulta FGTS?

É possível utilizar o seu CPF para realizar o fgts consulta, tanto no site do Serasa Consumidor, pelo portal Meu INSS, site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo FGTS. São muitos os meios para você realizar essa consulta e saber, dessa forma, se há algum saldo para ser retirado e se as empresas realizaram os respectivos depósitos conforme a lei determina.

No conteúdo a seguir mostraremos como você poderá fazer a consulta tanto pelo site quanto pelo aplicativo oficial do FGTS. Confira:

Consulta FGTS

Passo 1. A primeira coisa a ser feita é acessar o site do FGTS clicando aqui (http://www.caixa.gov.br/extrato-fgts).


Passo 2. Insira o número do PIS que você deseja consultar. Em seguida, clique em “Cadastrar Senha”, marque o captcha indicando que você não é um robô, leia o regulamento e clique em “Aceito”.


Passo 3. Agora faça o seu cadastro preenchendo os campos com as informações solicitadas. Nesse momento será necessário informar o número do seu Título de Eleitor.


Passo 4. Crie uma senha de até 8 caracteres e confirme. Será enviado uma notificação de que o seu cadastro foi criado.


Depois de seguir todos esses campos, basta inserir o número do seu PIS, a senha recém criada e clicar em OK. Você terá acesso ao extrato FGTS e, assim, conferir o saldo disponível para saque.

Aplicativo Consulta FGTS Caixa

Outra opção bem simples para realizar a consulta FGTS é o aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, disponibilizado em todas as plataformas. O Aplicativo FGTS tem como objetivo auxiliar o cidadão a realizar serviços disponíveis no site e nas agências pela tela do celular.

Confira a seguir como consultar FGTS inativo pelo celular:

Consulta FGTS

Passo 1. Vá até a loja de app de seu smartphone e baixa grátis o aplicativo FGTS. Assim que o aplicativo estiver instalado, toque em seu ícone e clique em “Primeiro Acesso”.


Passo 2. Leia o contrato e clique em “Aceitar”. Informe o número do NIS e toque em em “Continuar”. Preencha todos os campos com as informações solicitadas e toque em “Próximo”.


Passo 3. Crie uma senha forte e toque em “Cadastrar”.


Agora você poderá consultar o seu extrato e, dessa maneira, visualizar as informações relacionadas ao seu FGTS.

Quem tem direito ao FGTS?

Consulta FGTS

O FGTS, sigla para Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, é um direito do trabalhador que passou a vigorar na legislação brasileira a partir de 1988. O benefício foi criado como uma forma de resguardar o trabalhador caso o mesmo seja demitido sem justa causa. Ou seja, caso seja demitido, o trabalhador poderá sacar o montante relacionado ao seu fundo de garantia.

O valor depositado na conta dos trabalhadores é de 8% do valor bruto do salário. Esse valor é depositado por todas as empresas que estão devidamente registradas na Receita Federal. Tem direito ao FGTS trabalhadores rurais, temporários, avulsos, operários rurais, atletas profissionais e todas as pessoas que possuem a carteira de trabalho assinada por uma empresa ou pessoa jurídica.

A consulta fgts caixa é muito importante pois o trabalhador poderá conferir se os depósitos estão sendo devidamente realizados pela empresa contratante. Para isso, os trabalhadores poderão acompanhar esses depósitos através de uma correspondência enviada pela própria Caixa Econômica, banco responsável pela regulamentação da transação, ou pelo site, cadastrando uma senha online.

Então, se você se encaixa em uma dessas categorias, então também terá direito a sacar o FGTS de acordo com o calendário e as regras do benefício.

Como tirar o extrato FGTS?

A partir do extrato FGTS os trabalhadores poderão conferir uma série de informações sobre os seus benefícios. A emissão do extrato pode ser feita pela internet por meio do site da Caixa Econômica Federal.

Consulte também:

O procedimento é muito simples e além de tirar o extrato, você também poderá ver o valor depositado e quanto tem para sacar. Dessa forma, tirar o extrato se torna essencial para manter-se bem informado.

O procedimento para emitir o extrato é bem parecido com o procedimento para realizar consulta saldo fgts, já que essas informações são acessadas na mesma página. Se você já possui a sua senha online cadastrada, veja o passo a passo a seguir:

Consulta FGTS

Passo 01. Acesse a página do FGTS no site da Caixa clicando aqui (https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto-FGTS).


Passo 02. Insira o número do NIS (PIS/PASEP), a senha da internet e clique em OK.


Passo 03. Agora você poderá tirar o extrato do fundo de garantia. Basta ter uma impressora e imprimir o documento nessa página.


Outra forma de tirar o extrato é através do aplicativo gratuito do FGTS. Depois de instalá-lo em seu celular, insira o NIS e a sua senha de acesso para consultar o extrato. Caso não tenha uma senha ainda, clique em “primeiro acesso”, faça o seu cadastro e crie uma senha. Lembre-se que a senha deve até 8 dígitos.

Como funciona o Saque FGTS?

O saque do FGTS pode ser realizado em algumas situações. Por exemplo, é possível realizar o saque do fundo de garantia quando um trabalhador for demitido sem justa causa, quando o contrato de trabalho por tempo determinado for encerrado, em caso de aposentadoria, na suspensão do trabalho avulso, na rescisão de contrato por acordo de ambas as partes, entre outras situações.

Essas são algumas das situações em que um trabalhador poderá sacar o fundo de garantia em uma das agências Caixas ou casa Lotérica. Para realizar o saque, será necessário apresentar o Cartão Cidadão ou Cartão do Trabalhador, que pode ser emitido em uma das agências da própria instituição financeira.

Para realizar o saque, a primeira coisa a ser feita é:


Passo 01. Consultar fgts pelo cpf através do site da Caixa, aplicativo ou por meio do portal do Serasa Consumidor.


Passo 02. Ao constatar que há um valor a ser recebido, então será necessário ir até o Caixa com o seu cartão cidadão em mãos.


Passo 03. Ao chegar no local, vá até a atendente e informe que deseja fazer a retirada.


Outro ponto importante é o fundo de garantia inativo. Os trabalhadores deverão ficar de olho no calendário para poder sacar o dinheiro que está inativo em suas contas. O valor fica inativo quando o trabalhador foi demitido por justa causa ou quando pediu para ser desligado da empresa. Dessa maneira, a quantia fica acumulada até a data em que esse valor é liberado para saque.

Seguindo essas dicas você conseguirá consultar fgts sem nenhuma dificuldade, além de poder realizar o saque do fundo de garantia inativo.

Se você possui alguma dúvida sobre o FGTS, como saldo disponível, como realizar o saldo ou qualquer outra questão que envolva o fundo de garantia, a dica é entrar em contato com a Caixa. Ligue para o telefone: 0800 726 0101. A ligação é gratuita.

O FGTS é um direito do trabalhador muito importante, principalmente no cenário atual. Não deixe de realizar a consulta e de sacar o dinheiro que você tem direito.

Deixe um comentário