Consulta Título de Eleitor – Número, CPF, Nome – Título Eleitoral

As eleições acontecem de 2 em 2 anos e nada pior do que perder o título de eleitor ou esquecer onde deixou o documento. Para quem não votou nas últimas eleições, há o risco de ter o documento cancelado. Por isso é muito importante realizar a consulta título de eleitor através do site do Tribunal Superior Eleitoral.

Com o titulo de eleitor cancelado os eleitores, além de não poderem votar, sofrerão outras consequências como não poder tirar passaporte, participar de concursos públicos, tirar ou renovar a carteira de identidade e fazer empréstimos.

Por isso é essencial manter o documento em dia e regularizado. E se você não tem ideia sobre como anda a situação do seu documento, nesse artigo nós mostraremos como realizar a consulta título eleitoral de duas formas distintas. Além de mostraremos informações e dicas para todos os portadores desse documento. Confira!

Como fazer a Consulta Título de Eleitor?

Para você que deseja realizar a consulta título eleitoral, saiba que o Tribunal Superior Eleitoral possui uma ferramenta online que permite a visualização dos seus dados. Nessa consulta é possível visualizar, por exemplo, o número do título, a sua zona eleitoral e qual é o endereço de votação. Tudo isso com apenas alguns minutos do seu tempo.

O procedimento é fácil e rápido de ser realizado, já que todas as etapas são feitas através da página do TSE. E se essa for a primeira vez que você fará esse tipo de consulta, não se preocupe. A seguir mostraremos um passo a passo bem explicado mostrando todas as etapas para a realização da consulta título eleitor.

Confira:

Consulta Título de Eleitor

Passo 1: Acesse a página sobre o Título de Eleitor no site do TSE. Clique aqui (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor) para acessá-la. Quando a página carregar, desça a tela e clique na última opção “Título e local de votação”.


Passo 2: Nesse página será necessário informar o nome completo ou o título de eleitor, a data de nascimento, o nome da mãe e marcar o captcha indicando que você não é um “robô”. Depois, clique em Consultar e aguarde.


Passo 3: Em apenas alguns instantes o sistema retornará com as informações relacionadas a sua consulta título de eleitor pelo nome. Então você poderá visualizar qual é a sua seção eleitoral, endereço de votação e outras informações.


E-Título

O E-Título é a versão digital do Título do Eleitor. Implementado inicialmente pelo Tribunal Regional do Acre, logo a ideia encheu os olhos do Tribunal Superior Eleitoral que decidiu implementá-lo a nível nacional. A medida foi bem vista pela população em geral, já que o programa oferece várias vantagens e benefícios.

Consulta Título de Eleitor

A começar pela consulta das informações, que ficará a disposição do eleitor sempre que ele quiser. Com apenas alguns toques no celular será possível conferir as suas informações, como:

  • Zona eleitoral
  • Local de votação
  • Situação eleitoral
  • Status do título entre outras

Além disso, para quem tem a biometria cadastrada, não será necessário apresentar nenhum documento no momento da votação. Apenas o aplicativo será necessário para votar.

Como funciona o E-Título?

O E-Título funciona como um Título de Eleitor Digital. Se você possui a biometria cadastrada, então não será necessário apresentar os documentos no momento da votação. Além disso, é possível realizar a consulta número do título de eleitor com mais facilidade.

Consulte também:

Dessa maneira, não será mais necessário tirar o título da gaveta a cada dois anos. Outra vantagem é que esse novo sistema traz mais economia para as contas públicas e mais sustentabilidade para o meio ambiente.

Como baixar o E-Título?

Consulta Título de Eleitor

O aplicativo está disponível para os telefones Android e iPhone e não há nenhum custo para baixá-lo. Para baixar o app, vá até a loja de aplicativos de seu telefone e digite “E-Título” no campo de buscas. Toque no primeiro resultado e espere o app ser instalado em seu dispositivo.

Assim que o app for instalado, toque em seu ícone para começar a utilizá-lo. Basta inserir as suas informações de acesso para conferir as informações relacionadas ao seu título.

Como consultar a Situação Eleitoral?

Também é possível consultar a sua situação eleitoral no site do TSE. Com apenas alguns cliques do mouse você poderá saber se o seu título está ativo ou cancelado. Se estiver cancelado, então você estará impedido de acessar a uma série de concursos e benefícios, como abrir contas em bancos, tirar passaportes e fazer empréstimos.

Assim como para consultar as informações sobre a zona eleitoral e o local de votação, consultar a situação de seu título também é muito simples. E a seguir mostraremos como você poderá fazer isso.

Confira:

Consulta Título de Eleitor

Passo 1: Acesse o site do Título de Eleitor, no sítio do TSE (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor).


Passo 2: Nessa página, clique na opção “Situação Eleitoral”. Na próxima página, insira o seu nome completo, a data de nascimento e marque a caixa que indica que você é uma pessoa real. Depois de preencher todos os campos, clique em “Consultar”.


Passo 3: Em poucos segundos, será possível visualizar a situação eleitoral do seu título. No site também há algumas orientações sobre o que você poderá fazer para regularizar a sua situação.


Lembrando que para regularizar a sua situação é simples. Caso você esteja em dúvidas sobre como fazê-lo, basta ir até a sua zona eleitoral e pedir as informações. Se o título foi cancelado por ausência, então será necessário pagar uma multa pequena (que não ultrapassa os R$ 4,00) para regularizar a sua situação.

Como tirar o Título de Eleitor?

Para tirar o primeiro titulo de eleitor, o interessado deverá possuir a idade mínima de 16 anos até o dia do primeiro turno da próxima eleição. Será necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência com os seus documentos pessoais em mãos.

Os documentos exigidos são: RG, certão de nascimento, certidão de casamento (se você for casado) e carteira de trabalho. Também será necessário levar um comprovante de residência no nome do eleitor, atualizado e original. O comprovante pode ser uma conta de água, luz, gás, telefone, internet etc.

Para maiores de 18 anos, também será necessário apresentar o certificado de reservista/quitação do serviço militar. Para quem não possuir um comprovante em seu nome poderá apresentar um comprovante que esteja no nome de algum parente.

Para tirar o título, vá até o cartório eleitoral mais próximo de sua residência com todos esses documentos em mãos. No site do TSE é possível conferir onde há um cartório mais próximo de sua residência. O procedimento não demora e muitas vezes o título é emitido no mesmo dia.

Através do site e do aplicativo é possível consulta número título de eleitor com muita facilidade, conforme você viu nesse artigo. No site também será possível realizar a consulta título de eleitor pelo cpf, uma alternativa adotada por muitas pessoas.

É muito importante estar em dia com seus deveres como eleitor. Não deixe de votar ou, caso não dê pra votar, de justificar a ausência. Já que o seu título poderá ser cancelado e, com isso, você passar por alguns problemas e dores de cabeça por conta do documento cancelado.

Vá até ao cartório eleitoral mais próximo para realizar o cadastro da biometria. Dessa maneira, utilizar o aplicativo E-Título trará muitos benefícios e vantagens para você. Para isso, leve o seu CPF, RG, comprovante de residência e o título.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Deixe um comentário