Consultar IMEI – Impedido, Apple, Iphone, Android – Consulte Já

Um dos piores sentimentos que têm é o de ter o celular roubado ou saber que você perdeu o seu aparelho. Nessas situações, a primeira coisa a se fazer é consultar IMEI para saber se o aparelho está ativo. Caso esteja, então a recomendação é que ele seja bloqueado junto a sua operadora e a Anatel.

No entanto, muita gente não sabe identificar o número IMEI do seu aparelho/chip, o que impede que muitos celulares roubados sejam bloqueados. Esse número é muito útil, tanto para as operadoras que podem verificar as características de um telefone, quanto para os usuários, que poderão bloquear os aparelhos em casos de roubo, perda, furto etc.

No artigo de hoje ensinaremos como você poderá consultar imei de forma rápida, como saber o IMEI de seu aparelho, como realizar o bloqueio do celular por esse número e outras informações muito importantes. Confira!

Como Consultar IMEI?

O IMEI é uma numeração composta por 4 grupos de números que serve, principalmente, para identificar as características técnicas de um aparelho celular. No entanto, essa numeração também serve para realizar o bloqueio do aparelho em diversas situações, como em caso de perda, roubo ou furto.

É muito importante consultar o IMEI ao comprar celulares usados, por exemplo, pra não acabar comprando um aparelho bloqueado ou que não seja original.

A consulta de IMEI pode ser realizada no próprio site da Anatel com apenas alguns cliques do mouse. E se você ainda não sabe como realizar essa consulta, não se preocupe. Siga atentamente as instruções no passo a passo a seguir para poder consultar o IMEI de seu telefone:

Consultar IMEI

 


Passo 01. Acesse a página do imei consulta no site da Anatel, clicando aqui (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/imei). Quando a página carregar, desça a página e clique na opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.


Passo 02. Digite o número do IMEI e os caracteres que aparecerão logo abaixo do campo. Clique em “Consultar e espere”.


Passo 03. A sua consulta será realizada e em alguns segundos o sistema retornará com o resultado de sua pesquisa. Se o Imei estiver livre, então aparecerá o status indicado a sua condição. Caso tenha sido bloqueado, aparecerá uma mensagem indicando que o aparelho está impedido de ser utilizado.


A consulta imei impedido é essencial especialmente para quem está pensando em comprar um telefone/tablet usado. Caso o dispositivo esteja bloqueado, não será possível utilizá-lo. E realizar o seu desbloqueio perante essa situação é crime e pode trazer um monte de problemas.

Essa operação é indicada para todos os tipos de telefone, tanto para quem deseja consultar telefones Android quanto para quem deseja consultar imei iphone. Dessa forma, o acesso ao iCloud será negado além de todas as funções importantes do celular.

Como saber o IMEI?

Como vimos nos tópicos anteriores, o IMEI é um código muito importante e, por conta disso, é essencial saber a numeração de seu telefone celular. Afinal de contas, nunca se sabe quando será necessário bloquear o telefone celular. No entanto, muita gente não faz nem ideia como saber o IMEI de seus aparelhos. E agora, como faz?

Consulte também:

Não importa o modelo de seu telefone, se é Motorola, LG, Samsung, etc, há um código universal que funciona para todos os aparelhos. Para descobrir o número de seu dispositivo, abra o discador de seu telefone e digite o seguinte código utilizando o teclado: *#06#. Depois de digitar esse código, o número IMEI de seu celular aparecerá automaticamente na tela.


Iphone: Se você possui um iPhone, há outro procedimento para descobrir o IMEI do seu aparelho. Vá até Configurações do Sistema e toque em “Geral”. Em seguida toque na opção “Sobre”. Desça a página até encontrar a numeração IMEI do aparelho.


Android: Se você possui um telefone Android, há também uma alternativa para descobrir o número de identificação de fábrica. Vá até Configurações e, em seguida, toque na opção “Sobre o Telefone”. Agora toque na opção “Status” e role a tela até chegar a opção IMEI.


Se o seu telefone for Windows Phone ou de outro sistema operacional, utilize o truque do teclado ou consulte a caixa do seu aparelho pois lá também é possível visualizar a numeração.

Como Bloquear celular pelo IMEI?

Bloquear o IMEI é a melhor solução caso você tenha perdido o seu celular, seja em caso de roubo ou furto. Esse procedimento não trará o seu celular de volta, mas impedirá que o assaltante não faça uso do seu aparelho, já que ele servirá apenas como um peso de papel depois que for impedido pela Anatel.

Só que, infelizmente, muita gente que tem seus aparelhos roubados não sabem, como bloqueá-lo. Por isso é indicado manter o IMEI anotado em um lugar seguro, para situações em que o seu aparelho seja perdido, furtado ou bloqueado.

Siga atentamente o passo a passo a seguir para bloquear o celular pelo IMEI:


1 – Registre um Boletim de Ocorrência: Se você perdeu ou o seu aparelho foi roubado ou furtado, a primeira coisa a se fazer é ir até na delegacia mais próxima e registrar um BO. Em muitos casos o Boletim de Ocorrência é obrigatório para que o bloqueio seja realizado.

Em alguns Estados o BO pode ser registrado online. São estes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia, Amapá, Amazonas e Acre.


2 – Entre em contato com a operadora: Quando estiver com o Boletim em mãos, o próximo passo é entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio pelo IMEI e do chip. Em algumas situações o atendente poderá solicitar uma cópia do BO por e-mail ou fax. Assim que o documento for enviado, o bloqueio será realizado.


É possível rastrear celular pelo IMEI?

A resposta rápida é: não, não é possível rastrear celular pelo IMEI. Os aparelhos celulares Android e iOs possuem um sistema que permite rastreá-los enquanto estiverem ativos. Mas esse sistema não é baseado em suas numerações de fábrica. Os métodos de rastreio que são utilizados se baseiam em triangulação de antenas ou em Cell-ID.

O IMEI não serve para rastrear celular porque o número de identificação internacional de smartphones não é utilizado para monitorar aparelhos. A numeração serve exclusivamente para especificar as características técnicas de um aparelho, além de servir para bloqueá-lo em caso de perdas, roubos e furtos.

Nem pelo número do celular é possível rastreá-lo, pois isso é proibido por lei aqui no Brasil. A única forma de rastrear um telefone roubado é instalando um aplicativo que tenha essa função. Muitos telefones já vem com um programa nativo que dispara fotos e mostra a localização de um aparelho caso ele seja roubado.

Veja as opções na loja de aplicativos de seu celular e veja qual é a melhor para o modelo de seu telefone.

Ter o seu celular roubado é uma das piores coisas que podem acontecer. Mas se isso aconteceu com você, é preciso agir rápido. Antes de solicitar o bloqueio, é preciso registrar o BO em sua cidade. Depois, entre em contato com a operadora e solicita o impedimento.

Você pode realizar a consulta imei impedido para certificar-se que o aparelho está devidamente bloqueado.

Esperamos que com as dicas desse artigo você possa consultar imei apple e android com facilidade, além de poder bloquear o seu aparelho em caso de roubo/perda/furto.

É muito importante certificar-se, também, se o seu telefone ainda está na garantia e ver qual é a cobertura para saber se é possível solicitar um aparelho novo.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário para a gente te ajudar.

Deixe um comentário